Cortinas e Persianas

Cortinas ou Persianas?

As persianas são famosas por controlarem a luminosidade como nenhum outro tipo de cortina, além de conferirem um toque de modernidade e leveza à decoração. Já as tradicionais cortinas garantem maior aconchego e charme ao ambiente. Enfim, seja qual for a escolha o importante é considerar a harmonia com o ambiente e o tipo de janela que existe no espaço…

Nada de exageros, o ideal de uma cortina bonita é que ela fique neutra, sem chamar muito a atenção. Nada de querer uma cortina palaciana num apartamento pequeno.

Escolha do Tecido, Tamanho e Acessórios da Cortina

Antes de escolher o tecido que mais tem a ver com o perfil do ambiente, pense no visual que combina com a decoração do local, se o modelo será volumoso, discreto, pesado, formal, sofisticado, brilhante ou translúcido.

” As tendências apontam para cortinas menos volumosas com tecidos translúcidos e fibras naturais, práticas e que deixem passar a luminosidade”.

O tecido depende da função que a cortina irá exercer, ou seja: luminosidade, praticidade, decorativa, isolamento acústico ou térmico (tecidos encorpados bloqueiam a luz e produzem maior aquecimento).

Quanto ao tamanho da cortina, o recomendado é que ela possa cobrir não só a janela, mas toda a parede. Também que ela seja longa, levemente encostada no assoalho.

Quanto a fixação, é importante salientar que o varão é uma excelente opção quando não há cortineiro (rebaixo do teto com gesso ou sanca que esconde o trilho da cortina). Os de aço são ideais para ambientes modernos e os de madeira para decorações mais românticas.

O uso de missangas e botões trazem um certo charme a cortina, mas cuidado. Esses acessórios devem harmonizar com outros elementos da decoração. Por exemplo: cor de objetos, almofadas, ponteiras…

Os pingentes ou abraçadeiras devem servir apenas para os modelos mais clássicos, com maior volume de tecido. Podem ser de metal, madeira ou tecido.                                

Cortinas e Persianas

As composições com Cortinas e Persianas são grandes tendências na decoração contemporânea. Juntas são imbatíveis no melhor controle da luminosidade e capazes de harmonizar com qualquer decoração, seja qual for o seu estilo. Em outras palavras, é o tratamento ideal para se obter charme, modernidade e utilidade.

Atualmente, as fábricas vêm diversificando suas linhas com produtos e tecidos que melhor complementam com esta tendência, por exemplo:

Cortina Laser Sheer: é a união da Persiana Vertical em PVC com tecidos leves. Ficando o tecido entrelaçado com as lâminas da persiana, proporcionando o aspecto de uma linda  cortina com o funcional de uma persiana, cuja função é o direcionamento da luz e escurecimento, dispensado o uso de forros ou blackouts.

Entre as persianas que mais se destacam para esta composição, estão: as romanas, as horizontais em alumínio ou madeira, rolô, soft sheer e double vision.



Deixe uma resposta